Germinação da cannabis

Para uma germinação bem sucedida, as sementes de maconha necessitam de um ambiente escuro, quente e úmido.

Aprenda como germinar sementes de maconha na água com todos os detalhes e outras técnicas no final do guia.

Tenha uma fonte de água potável, caso contrario não é recomendada para o processo de germinação das sementes. Alternativa é água engarrafada sem gás nem aditivos.

Para melhores resultados, use água limpa a temperatura ambiente.

semente de cannabis no microscopio maconha.png

A Importância da Qualidade da Água

Água limpa é altamente recomendada durante todo o processo de crescimento. A água da torneira é o suficiente para atender às exigências de pH neutro e limpeza para a germinação. Uma quantidade pequena de cloro não causa problemas, já que ele ajuda a eliminar parasitas na água.

As sementes de maconha devem ser deixadas imersas em água em uma área escura (armário da cozinha, por exemplo) em temperaturas que variam de 20 a 26°C. Inspecione as sementes a cada 12 horas. Se algumas sementes estiverem flutuando, empurre-as para baixo com a ponta do dedo, mas não se preocupe se continuarem boiando.

Pare o processo de imersão uma vez que seja possível ver as raízes brancas

Em um período de 48 horas (ou mais) as sementes de maconha apresentarão sinais de deslizamento e separação do invólucro exterior. Pare o processo de imersão uma vez que seja possível ver as raízes brancas nas fendas do invólucro. Nesse momento, as sementes estão prontas para serem plantadas. Imersão prolongada das sementes, em que as raízes são expostas, pode causar danos às raízes.

As sementes devem ser plantadas em um meio limpo e com pH equilibrado. Idealmente, o meio deve ser leve e solto, com excelente drenagem. Boas escolhas incluem uma mistura de musgo esfagno, vermiculita, e Perlite. Um meio desse tipo pode ser comprado pronto e usado sozinho ou em combinação com terra leve e esterilizada para plantas.


Uma semente de maconha se beneficia de um plantio em um recipiente com pelo menos 4 polegadas de profundidade para facilitar o crescimento adequado das sementes. Recipientes devem ter buracos de drenagem suficientes, para evitar excesso de umidade. O solo ou meio deve ser mantido úmido, mas evite imersão. Uma umidade adequada é crucial para atingir altas taxas de germinação.


As sementes plantadas precisam de uma cobertura plástica transparente. Posicione os recipientes contendo as sementes em uma estufa ou sob luzes de horticultura em um ambiente quente e úmido, com temperaturas de 20 a 25°C.


Remova a cobertura plástica quando os primeiros brotos de maconha puderem ser vistos e começarem a ultrapassar a superfície do meio. Nesse momento, você deve também notar a formação de folhas serrilhadas. Mantenha o solo úmido e fertilizado e espere que as plantas de maconha comecem a crescer. Um adubo vegetal, a metade da força, certamente será benéfico nesse estágio do crescimento.

Veja esse outro guia sobre como germinar sementes de maconha.

Aprenda tudo sobre como germinar a semente de maconha. Melhores técnicas para a germinação da marijuana. Antes de germinar você deve escolher uma semente de cannabis, para isso confira os seguintes guias: Como escolher entre Indica ou Sativa e também Onde e como comprar sementes no Brasil

GUIA BÁSICO: GERMINAR UMA SEMENTE DE CANNABIS

Germinar cannabis

OPÇÃO 1: TÉCNICA DO PAPEL TOALHA

germinar1.jpg
  1. PASSO 1: Colocar as sementes em um prato sobre uma folha papel toalha. Humedecer e dobrar.
  2. PASSO 2: Cobrir com outro prato e manter húmido. Ver a humidade duas vezes ao dia.
  3. PASSO 3: Normalmente as sementes brotam em 1-4 dias, mas algumas demoram uma semana (principalmente velhas sementes)

OPÇÃO 2: MÉTODO DO COPO COM ÁGUA

germinar2
  1. PASSO 1: Encher um copo com água e colocar as sementes dentro. (pode ser filtrada, destilada, mineral ou até da torneira)
  2. PASSO 2: Encontre um lugar quente, mas nem tanto… (pode ser debaixo das lâmpadas de crescimento)
  3. PASSO 3: Cubra com uma taça ou qualquer coisa que mantenha escuro e húmido (retirar quando ver o broto)

PLANTANDO

germinar3
  1. PASSO 1: Faça um furo de 1 polegada na terra ou substrato de germinação. Coloque com muito cuidado o frágil broto. Cubra delicadamente e molhe imediatamente.
  2. PASSO 2: As sementes vão surgir com duas folhas lisas. Coloque sob lâmpadas CFL a um palmo de distância. Deixe as luzes ligadas por 2-3 dias.
  3. PASSO 3: Quando as duas primeiras folhas aparecerem deixe as luzes ligadas por 18h por dia ajustando a distância. (manter a terra sempre húmida)

Esperamos que este guia tenha sido útil para você começar a cultivar suas plantinhas de maconha.

Ver próximo guia: Plantar, transplantar e quando regar
Guia Avançado: Como produzir mudas de maconha

Se você ainda não escolheu suas sementes da uma olhada nestes posts:

Baixe o infografico Germinar uma
Semente
de Cannabis
completo:

germinar como plantar maconha cannabis